Notícia

Sessão solene homenageia os 50 anos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

As profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional foram regulamentadas no Brasil em 1969, após publicação do Decreto-Lei nº 938. Os 50 anos das profissões ganharam homenagem nesta quarta-feira (16), durante uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Fábio Novo (PT), que é o autor da lei que institui o piso salarial da categoria no Estado.

_MG_3226

“Recentemente conseguimos a aprovação da lei que obriga a permanência do fisioterapeuta 24 horas, nos leitos de UTI. Pesquisas já comprovaram o quanto a presença desses profissionais é importante, pois ajuda a salvar muitas vidas, reduzindo os gastos na saúde. É um momento de comemorar. São 50 anos de duas profissões muito importantes para a sociedade”, afirma o deputado. Também é de autoria do deputado Fábio Novo a lei que torna de utilidade pública o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí.

IMG_3094

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região – Crefito 14, Rodrigo Amorim, fez um histórico das profissões e de como elas surgiram. “Antes da regulamentação, era um curso técnico, na maioria das vezes coordenado por médicos. Foram muitas lutas até a regulamentação das profissões, em 1969. São profissões recentes, que se complementam”, diz.

IMG_3060

O presidente do Crefito falou ainda das conquistas e da necessidade de atualização e cumprimento do Plano de Cargos e Salários da categoria, defasado desde 2012. A sessão solene contou ainda com a presença do primeiro fisioterapeuta do Piauí, Miguel Ramos Rodrigues.

IMG_3067

Também estavam presentes na sessão, o ex-presidente do Crefito 14, Marcelino Martins; o terapeuta ocupacional, Ramon Wilse; Auriane Coutinho (SINFITO-PI); Leonardo Raphael (ABRAFIN); Liana Andrade (ABENFISIO); a coordenadora do serviço de fisioterapia da Alepi, Jussara Castro; a fisioterapeuta Jordana Guerra; Ricardo Barros (HUT); Emmanuel Soares (Hospital Natan Portela).

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014