Notícia

Rede de acesso à internet é ampliada em Bom Jesus, Currais e São Gonçalo do Gurguéia

internet

As cidades de Bom Jesus, Currais e São Gonçalo do Piauí ganharam novos pontos de acesso gratuito à internet. A ampliação da rede é resultado da solicitação do deputado estadual Fábio Novo (PT) à Agência de Tecnologia da Informação (ATI). Em Currais, os moradores da comunidade Pará-Batins, a 50 km de distância do município, agora podem se conectar ao wi-fi. A novidade também chegou às comunidades Corrente dos Matões e Piripiri, na zona rural de Bom Jesus, Sul do Estado.

“O Piauí está construindo, nesse momento, a mais ousada parceria com as mãos do Estado e da iniciativa privada. Nos próximos quatro anos, teremos, praticamente, todo o Estado conectado, através de uma rede de fibra e satélite, possibilitando agilidade na transmissão de dados, teleducação, telemedicina. É um Piauí moderno de Norte a Sul, graças à visão do governador Wellington Dias”, afirma o deputado Fábio Novo.

dc476000-9eb8-4598-b5f3-831acf01751f

Ainda em Bom Jesus, os técnicos da ATI também instalaram um ponto de acesso no Teatro Alard. A conexão vai contemplar, ainda, o Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota, que atende, diariamente, a cerca de 400 jovens de escolas públicas com oficinas de teatro, dança e aulas de rabeca. Já o município de São Gonçalo do Gurguéia, distante 797 km de Teresina, foram implantados cinco pontos para atender à demanda. A cidade vem atraindo mais pessoas, com a instalação da maior usina de energia solar da América Latina.

“Esses dispositivos possibilitam de 15 a 30 conexões simultâneas. São pontos via satélite que alcançam comunidades distantes”, explica o presidente da ATI, Avelino Medeiros. Os pontos de internet instalados no Sul do Piauí são de 4 e 8 Megabits e utilizam tecnologia via satélite, através do Piauí Conectado. O projeto está construindo infraestrutura de conectividade composta por tecnologia de fibra ótica (através de uma Parceria Público-Privada, PPP) e outra parte por meio de satélite para ligar unidades administrativas do Governo do Estado (escolas, hospitais, delegacias, espaços de cultura) e comunidades rurais.

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014