Notícia

Palácio da Cultura é entregue após ampla reforma

foto5

O novo Palácio da Cultura, que abriga a sede da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – Secult foi entregue totalmente restaurado e modernizado, após ampla reforma. A solenidade, prestigiada por artistas, empresários e políticos reuniu diversas personalidades na reinauguração do prédio.

Após um ano de trabalho com objetivo de resgatar os traços arquitetônicos do século XIX, o prédio que passou por uma série de adequações, foi entregue com a recuperação de toda estrutura, incluindo fachada, forro, telhado, paredes, banheiros e estacionamento. O espaço também ganhou novo piso, pintura e mobiliário. Todas as instalações elétricas e hidráulicas foram revistas e melhoradas e o local passa a contar também com uma plataforma elevatória para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O primeiro teatro de Teresina “Sulica” se transformou e ganhou capacidade para 120 pessoas, com novas poltronas, palco, cortina, iluminação e som adequados para receber eventos e espetáculos. Além disso, o palácio ganhou ainda uma galeria com caricatura de todos os presidentes e secretários de Cultura, assinada por Dino Alves e inúmeras obras de arte de artistas piauienses como Afrânio Castelo Branco e Dora Parentes.

“O Palácio da Cultura não é só uma reforma, na minha avaliação é um projeto de educação patrimonial. Dentre outras coisas, considero muito importante a reforma da oficina de restauração, onde o trabalho executado pelo mestre Dico é de extrema relevância para que a história não se perca, pois é responsável por restaurar obras de artes que estavam perdidas. Além da acessibilidade e a reforma de todas as salas, dando mais qualidade de trabalho aos funcionários. Vale a pena sim investir na cultura, porque os traços que ficam na sociedade são os culturais, a inteligência do ser humano se manifesta através da arte”, exalta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Ainda segundo o secretário Fábio Novo, a ideia de restaurar o plano original da fachada do prédio é também de incentivar outros ambientes antigos no centro de Teresina a fazerem o mesmo, já que a cidade tem sido desfigurada com a demolição de antigos casarões para a construção de outros projetos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, investiu R$ 1,2 milhão na obra, que agora finalizada está pronta para receber o público.

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014