Fábio Novo visita obras do Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba

A reforma do Complexo Cultural e Arquitetônico do Porto das Barcas, em Parnaíba, está na sua etapa final e deve ser concluído até o final de março. O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, visitou as obras nessa terça-feira (18). “Vistoriamos e ajustamos os últimos detalhes para reinauguração do Complexo Cultural e Arquitetônico do Porto das Barcas em Parnaíba. Todas as lojinhas estão prontas. Reabriremos no final de março, após 35 anos de espera. O pier foi instalado e o ancoradouro recuperado para que os barcos voltem a sair rumo ao Delta do Rio Parnaíba”, diz Fábio Novo.

A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do Museu Náutico.  O valor estimado para toda a recuperação do complexo é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, recursos já assegurados pelo Finisa I. A obra foi dividida em três blocos: A, B e C. As obras já foram concluídas nos dois primeiros blocos, faltando apenas o bloco C para finalização de todo o conjunto arquitetônico.

O complexo também ganhará novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística. De grande importância histórica, o Porto das Barcas é constituído de antigos prédios da alfândega; cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em Centro Cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a Arte Santeira de Teresina.

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014