Notícia

Fábio Novo premia vencedores do concurso de grafite dos Folguedos

Latas de spray, muita cor e o tema cordel, esse era o desafio e as ferramentas utilizadas no 3º Concurso de grafite do Encontro Nacional de Folguedos. A 41ª edição do evento terminou neste domingo (27) com várias atrações culturais, shows e o resultado do concurso. Entre os 11 competidores, pela primeira vez duas mulheres ficaram com os principais prêmios de primeiro e terceiro lugar.

Este ano, além de participar pela primeira vez do concurso, as mulheres também se destacaram nas primeiras posições, mostrando trabalhos autorais e com traços bem demarcados. O grafite ganhador tem como título “As mulheres guerreiras” e retrata duas mulheres bem características da cultura piauiense, que é a quebradeira de coco e a catadora de caju.

“Eu criei essas duas personagens porque acho importante a gente retratar a mulher. Isso é uma grande vitória, porque são poucas as mulheres do grafite e a gente ganhar assim na primeira vez que participa é muito massa”, conta a ganhadora do concurso, Alana Oliveira, a Lanak, que faz grafite há 5 anos.

A terceira colocada, Ludmila Monteiro, também seguiu a mesma temática, focada no feminino e grafitou a tela “Menina, não dê asa a cobra”. “Resolvi fazer esse tema recorrente nos cordéis, retratando a cobra e a mulher. Trouxe isso para o meu trabalho autoral, que também foca no feminino, e casei as duas temáticas. Eu só adaptei o tema ao estilo que já faço na rua”, conta a grafiteira.

Todas as telas participantes do concurso agora vão percorrer o Piauí em eventos como o Festival de Rabecas de Bom Jesus, Festival de Inverno de Pedro II, entre outros.

Além da premiação do concurso de grafite, o Encontro de Folguedos também contou com várias atrações culturais no palco Cordel Encantado como repentistas, quadrilhas juninas, grupos afros e bumba meu boi. No palco De Repente uma multidão acompanhou os shows das bandas Pegadões do Forró, Waldo e Filipe, Igor Guerra e Forró Sacode.

“Concluímos mais um encontro de folguedos com o melhor da nossa cultura popular, descentralizando a cultura e também beneficiando várias pessoas que vendem comidas típicas e artesanato durante o evento”, conta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Realizado pela terceira vez no mês de agosto, o 41º Encontro Nacional de Folguedos consolida o evento na semana do folclore com um grande público que prestigiou todas as atrações nos dois palcos e em todos os espaços. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Sistema O Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014