Notícia

Fábio Novo participa de bate-papo sobre gestão cultural na UFPI

Os desafios da gestão da cultura no Piauí. Esse foi o tema do Encontro de 2ª, realizado nessa segunda-feira (21), no Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí – Ufpi. O deputado estadual, Fábio Novo, ex-secretário estadual de Cultura, foi convidado para falar sobre o tema, junto com o Superintendente da Fundação Monsenhor Chaves, Abiel Bonfim.

IMG_1311

“Uma das falhas que podemos citar diz respeito à dificuldade de prestação de contas. Muitas vezes o recurso é liberado e o artista não sabe fazer a prestação de contas. Nessas situações, é aberto um processo de tomada de contas, para pedir a devolução do dinheiro. É de partir o coração, porque o artista realizou o projeto, mas não conseguiu comprovar”, diz o deputado.

IMG_1334

Fábio também citou os avanços na lei do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura – Siec, que a partir de 2015 foi modificada e, a partir daí, passou a conceder 100% de isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para empresas que financiassem projetos culturais.

IMG_1343

“Em 2019 tivemos 380 inscritos, enquanto em 2014 – antes da modificação da lei – só tivemos três, sendo que um deles nem conseguiu captar o recurso. O Siec é um mecanismo muito importante, que vem crescendo, e que contempla muitos projetos bons. Tem música, cinema, teatro, dança, artes plásticas”, completa Fábio Novo.

IMG_1365

O ex-gestor fala ainda dos avanços na cultura estadual nos últimos quatro anos. “Conseguimos reformar todos os equipamentos culturais do Estado, entre eles, as escolas de artes, de Música, de Dança e de Teatro, que dobraram o número de alunos.  Também começamos a implantação das escolas por território, pensando no potencial de cada região. Daí surgiu a escola de rabecas de Bom Jesus, a escola de bandolins de Oeiras e a escola de Jazz de Pedro II. A próxima será a escola de sanfonas de Dom Inocêncio”, finalizou.

O Encontro de 2ª é uma realização do projeto Geleia Total, que atua na valorização da arte e da cultura do Piauí.

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014