Notícia

Fábio Novo garante continuidade da Ópera da Serra da Capivara

IMG_0771O local com o maior número de sítios arqueológicos das Américas e de rica biodiversidade, no meio da caatinga, recebeu um evento que agregou turismo, cultura e economia. A primeira edição da Ópera da Serra da Capivara levou ao anfiteatro Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, espetáculos de teatro, dança, música, imagem e cores, em apresentações ecléticas, que ressaltaram a beleza deste cenário natural. A Ópera aconteceu de 27 a 29 de julho e reuniu um público de 1300 pessoas por noite.

“Esse evento veio para fazer parte do calendário cultural do Piauí e nós queremos que a cada ano mais pessoas possam participar. É uma grande oportunidade de proporcionar arte, incentivar a economia e também o turismo”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Os espetáculos a céu aberto valorizaram o monumento da Pedra Furada, proporcionando ao público diferentes emoções. O “Ato ancestral”, show que abriu todas as noites do evento, foi apresentado pelo corpo de baile da Escola de Dança Lenir Argento. O balé reconta a história do homem americano, do ancestral ao contemporâneo, conduzido pelo DNA humano até desprender-se da sua biologia, da invenção do fogo à fabricação de instrumentos.

3ed100c3-9618-40bb-b394-385a59816214

Cada noite do evento teve um tema característico, que serviu de inspiração para a iluminação da Pedra Furada. Por meio do recurso gráfico do vídeo mapping, o monumento se tornou protagonista da Ópera. O acesso ao evento foi limitado devido à capacidade do parque, que está numa área de preservação ambiental.

A Ópera da Serra da Capivara é uma realização do Governo do Estado, através das Secretarias estaduais de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), com apoio da Prefeitura de São Raimundo Nonato.

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014