Notícia

Fábio Novo entrega reforma do Memorial Espedito Resende e homenageia artistas

João Claudio Moreno, Dora Parentes, Amauri Jucá, Dirceu Andrade e Chico dos Romances. Os nomes, de artistas piripirienses, estão em placas das salas e dos camarins do novo Memorial Espedito Resende, que ganhou reforma e foi reaberto ao público de Piripiri. A artista plástica Dora Parentes celebra 50 anos de carreira e empresta seu nome à sala de exposições temporárias e João Claudio Moreno, ao auditório, que ganhou estrutura de teatro.

399fd3b0-cb8c-4348-a0ae-efc12ef5463a

“Não existe artista maior que aquele que nasceu, cresceu e morreu na sua terra. Espedito foi o filho mais ilustre de Piripiri. Fazia tempo que não se via uma política cultural assim. E em tempos em que as palavras perderam seu sentido, uma palavra quando dita com sinceridade vale muito: Obrigado”, diz João Claudio Moreno, durante a solenidade de entrega da reforma do Memorial, na última quarta-feira (21). Ele lembrou ainda que já se apresentou nesse espaço e aproveitou para agradecer pela homenagem.

Além de toda a recuperação do espaço, construído em 1986, o Memorial ganhou novas salas e dois novos camarins. O acervo do embaixador Espedito Resende também foi restaurado. “Acredito que nossos artistas devem ser homenageados em vida. Os nomes presentes hoje no Memorial Espedito Resende revelam o celeiro de grandes artistas desta cidade, que ganham um espaço com o padrão que merece. É um dia histórico pra Piripiri”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

74185e7f-8a52-48d6-94a8-abae5614c9bd

A vice-governadora Margarete Coelho também participou da entrega. “Fé e amor são palavras que ainda permanecem intactas e que não perdem a força. Certamente esse momento é fruto dessas duas palavras. É o reconhecimento da importância da nossa cultura”, diz Margarete.

A reabertura do Espaço também foi marcada pela chegada do projeto Seis e Meia, com show do cantor Paulo Ricardo. A partir de agora, o teatro de Piripiri entra na rota dos projetos realizados em todo o estado pela Secretaria Estadual de Cultura.

A Casa de Cultura foi inaugurada em 19 de abril de 1986. O prédio, de arquitetura moderna, possui museu, biblioteca, sala para exposições, cantina, banheiros e pátio. O Memorial tem como finalidade preservar e expor o acervo do embaixador Espedito Resende (1922/1981), ilustre piripiriense, bacharel em Direito, que seguiu carreira diplomática, representando o Brasil em vários países, como Argentina, Itália, Chile e Bélgica.

0b70ace8-6055-4e9d-89d9-7338832308fd

A reforma e modernização contemplaram os seguintes serviços: construção de dois camarins, com banheiros, pintura geral, revisão nas instalações elétricas e hidrosanitárias, troca das esquadrias, cortinas, piso em madeira do palco, som e iluminação, paisagismo, troca do telhado e climatização.

As obras foram realizadas com o apoio do Governo do Estado, através da Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec. O valor investido é de R$ 387.408,02.

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014