Notícia

Fábio Novo entrega novo Espaço Cultural em Jerumenha

Junto com o governador do Estado, Wellington Dias, o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, entregou, nessa terça-feira (28), o Espaço Cultural Amélia de Freitas Beviláqua, em Jerumenha. No local funcionava a antiga cadeia pública do munícipio, de 1851. “O prédio estava em ruínas. Transformamos um espaço triste, que aprisionava pessoas, em um espaço libertador. Estamos homenageando uma jornalista e escritora que foi a primeira mulher do Brasil a se candidatar a uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Amélia é filha de Jerumenha, tem 18 obras escritas e uma história que merece reconhecimento”, diz Fábio Novo.

As paredes da antiga cadeia de Jerumenha, de 1851, ainda preservam a história daquela época, com traços deixados pelos prisioneiros que ocupavam suas celas. Foram investidos mais de R$ 186 mil na obra, que agora será a casa de grupos culturais, artesãos, estudantes, visitantes e dos filhos de Jerumenha.

Com a reforma do espaço, foi criada uma sala para abrigar os ensaios dos grupos de dança de Jerumenha. O local ganhou uma decoração rica em elementos nordestinos, além de espelhos, sistema de som e iluminação, e ventiladores.

As artesãs da cidade também ganharam um cantinho especial. Uma sala onde poderão expor e comercializar seus produtos. O Espaço Cultural possui ainda sala de estudos, com mesas, cadeiras e livros, e sala de reunião. Nas paredes, painéis de até 4 metros contam um pouco a história da cidade.

Essa história também se faz presente na Sala de Exposição, que reúne as relíquias da Igreja de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Em outra sala, objetos doados pelos “Filhos de Jerumenha”, também ajudam a dar um novo significado à antiga cadeia do município. Nas paredes de uma das salas onde funcionavam as celas, foram preservados os traços deixados pelos presos que já passaram por ali.

OBRA – A obra incluiu a recuperação das estruturas das paredes, retelhamento e recuperação do forro, do piso, pintura da área externa e interna, pintura das esquadrias, além das instalações hidráulicas e sanitárias.

Gabinete: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 201 - bairro Cabral - Teresina-Piauí
Telefone: (86) 3133-3169
marca rodape
© Todos os direitos reservados Fábio Novo 2014